quinta-feira, 26 de maio de 2011

Ambientalistas assassinados são sepultados hoje em Marabá

 A rodovia BR-222 e a estrada de ferro de Carajás, estão interditadas desde as 6h da manhã desta quinta-feira (26). O motivo é um cortejo de trabalhadores rurais até o cemitério da saudade, onde serão sepultados os corpos do casal de ambientalistas Maria do Espírito Santo da Silva e José Cláudio Ribeiro, assassinados na terça-feira (24), em em Nova Ipixuna. O cortejo gera um congestionamento de 20km nas rodovias. O transporte de minério foi suspenso na estrada de ferro de Carajás.
O cortejo reúne cerca de mil trabalhadores rurais e representantes de movimentos sociais, como MST e Fetraf. Os trabalhadores saíram em caminhada desde a casa do irmão de José Cláudio, no bairro de São Félix, em Marabá, distante 10km do local do sepultamento e onde os corpos do casal estavam sendo velado.
Caso - José Cláudio Ribeiro e sua esposa Maria do Espírito Santo da Silva, ambos com 54 anos, foram assassinados por volta de 8 horas da manhã de terça-feira, em uma estrada vicinal de Nova Ipixuna, a 42km da sede do município, quando viajavam em uma motocicleta e foram surpreendidos por dois homens encapuzados que dispararam vários tiros contra o casal.
 O governador Simão Jatene classificou o assassinato como 'atitude irracional e hedionda' e enviou ao local policiais e peritos, sob o comando do secretário de Segurança, Luis Fernandes, juntamente com o delegado-geral Nilton Atayde e o delegado-geral-adjunto, Rilmar Firmino. A presidente Dilma Rousseff determinou que o crime seja investigado também pela Polícia Federal.

ORM

0 comentários:

Postar um comentário