sexta-feira, 15 de julho de 2011

Setor Empresarial no combate a exploração sexual

Setor Empresarial no combate a exploração sexual (Foto: SESI)Na data em que se comemora o aniversário da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no dia 13 de julho, uma comitiva de técnicos do SESI Pará, participa do Seminário em comemoração aos 21 anos do Estatuto, que acontece até esta sexta-feira (15), no Edifício Roberto Simonsen, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A iniciativa é do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI).

O objetivo do Seminário ECA 21, é discutir formas de incentivar o engajamento do setor produtivo nesse tema, que se configura como uma das mais graves violações de direitos humanos. A programação teve debates sobre a articulação de movimentos sociais, o fortalecimento da Rede de Enfrentamento, o papel de gestores municipais e estaduais, a capacitação profissional para jovens vítimas de exploração e também o atual cenário da violência sexual infanto-juvenil.

Entre as autoridades presentes na abertura, esteve a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário; o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli; o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade; a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Arlete Sampaio; a deputada federal e coordenadora da Frente Parlamentar da Criança, Érika Kokay e a secretária Executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente, Karina Figueiredo.

No debate das questões de defesa, promoção e controle no enfretamento à violência contra crianças e adolescentes, os representantes da sociedade civil e do governo presentes ao evento reconheceram que a legislação permitiu importantes avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, porém reconheceram que ainda falta a consolidação da sua implantação, que propicie de fato, a construção de políticas públicas da infância que contemple e assegure seus direitos.

”O tema é complexo e por isso é tão urgente. Precisamos entender que não é moralmente justo conviver com a violência contra crianças e adolescentes como se fosse natural” afirmou a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica e Presidente do Conanda, Maria do Rosário Nunes, lembrando ainda que o combate à exploração sexual é uma prioridade no Brasil e exige engajamento de todos os setores da sociedade, incluindo a indústria brasileira.

Para o presidente da CNI, Robson Andrade, o Sistema Indústria está em sintonia com o Estatuto da Criança e do Adolescente e compreende a necessidade de maior envolvimento do setor empresarial no assunto. “A CNI é uma casa de empresários e está coerente com o exercício da responsabilidade social”, ressaltou.

Um dos pontos de mais destaque no Seminário é o Projeto Vira Vida, do SESI, que tem como base o ECA. O Estatuto, promulgado em 13 de julho de 1990 foi a consolidação de um movimento nacional em prol dos direitos da criança e do adolescente.

Segundo o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, o projeto Vira Vida, desenvolvido em 12 capitais brasil,eiras é uma das ações da indústria. A iniciativa do SESI oferece qualificação profissional para jovens que sofreram abuso sexual.

No Pará, o projeto Vira Vida funciona desde fevereiro de 2009, atendendo a 100 jovens 16 a 21 anos, em situação de risco pessoal e social, oferecendo os cursos profissionalizantes do SENAI de Operador de Computador, Costura Industrial, Auxiliar Administrativo e Desenhista de Produto Gráfico.

(DOL)

0 comentários:

Postar um comentário