terça-feira, 6 de setembro de 2011

Livro com obras de Waldemar Henrique será lançado

Desde 1996, a Fundação Carlos Gomes vem preenchendo uma lacuna histórica e dando a conhecer ao Brasil e ao mundo a obra do Maestro Waldemar Henrique. Naquele ano foi lançado o livro “Canções”, com cerca de 50 letras e partituras da obra do compositor, que tão bem falou da nossa região, dos seus aspectos culturais, dos habitantes, do amor e de saudades.
Esse primeiro volume, trabalho inédito, teve esse mérito, e com rigor técnico o projeto foi desenvolvido e seu resultado oferecido à comunidade, preservando e divulgando um vasto material até então desconhecido, merecendo um mergulho no acervo do próprio Waldemar Henrique, organizando-o e editando-o.
Um texto sobre a obra de Waldemar Henrique, assinado pelo pesquisador Vicente Salles, introduz o leitor ao universo artístico local e nacional, as dificuldades encontradas e o sucesso e reconhecimento alcançado pelo talento criativo do Maestro a partir dos anos 1930, da ascensão de Mara, sua irmã e principal intérprete, as viagens e a volta ao Pará, indispensável para quem quer conhecer seu percurso e inspiração.
A obra ganhou outra roupagem, canções e partituras, além de novas fotos, e agora é oferecida ao público, em edição ampliada, depois de pesquisa nos arquivos atualizados do Sistema Integrado de Museus e no acervo do Museu da UFPA.
No ano em que a Fundação Carlos Gomes completa 25 anos, reafirma seu escopo de difusão da política cultural musical do Estado, tendo à frente da nova edição a coordenadora de pesquisa da FCG professora Ana Maria Adade e o diretor de interiorização Jorge Santos Sousa. No prefácio do novo livro o superintendente da Fundação, professor Paulo José Campos de Melo, reafirma a necessária homenagem, chamando o Maestro de “mestre da tradução do imaginário amazônico”.
Em mais uma parceria entre a FCG e a Imprensa Oficial do Estado, a nova edição de “Canções” será lançada nesta quarta-feira, 7, a partir das 18h30, no estande da Imprensa Oficial do Estado, durante a XV Feira Pan-Amazônica do Livro, que acontece no Hangar. 
(Agência Pará)

0 comentários:

Postar um comentário