sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sejudh participa de Feira inclusiva às Pessoas com Deficiência

A Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Sofrimento Psíquico (Codesp), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) participa da I Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência. Com realização no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), o evento inicia na manhã desta quinta-feira (29), às 9h, e estende-se até o próximo sábado, 1° de outubro. A entrada é franca.
O Titular da Sejudh, Brasil Júnior, participou da mesa de abertura, junto aos representantes da Uepa, da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), e do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. Proposta pelo Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Feira expõe recursos que auxiliam a comunicação e acessibilidade das Pessoas com Deficiência. O cantor David Valente, apresentou-se na abertura do evento. O artista, que é deficiente e toca teclado com os pés, segue na programação cultural nos dias em que a feira ocorre.

Na tarde desta quinta-feira (29), às 14h, a representante da Codesp, Roberta Guzzo, reúne com Fernando Ribeiro, Assessor do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, e com membros da Seas, da Sespa. “Além de discutir políticas públicas para o Estado do Pará, pretendemos estreitar laços com a União”, ressalta Roberta.

A Codesp distribui, durante o evento, materiais informativos e realiza ainda orientação à
comunidade. As Secretarias de Estado de Saúde (Sespa), e de Educação (Seduc), também realizam trabalhos educativos nos standes que foram montados. Além de promover um espaço de debate e inclusão, o evento visa ainda premiar trabalhos com temáticas relacionadas ao foco do evento, por meio do I Prêmio de Tecnologia Assistiva da Região Norte. “O evento vem para conscientizar, promover o conhecimento e estimular a pesquisa de novos recursos, projetos, voltados para as pessoas com deficiência”, afirma a Coordenadora do Nedeta Feira, Ana Irene de Oliveira.

Simultaneamente às atrações, a organização realiza o Fórum de Tecnologia Assistida à Pessoa com Deficiência. Com workshops, palestras e diversas atividades, a conferência visa promover reflexões acerca de atitudes que possam melhorar a qualidade de vida dessa comunidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: www.forumdetecnologiaassistiva.com.br.

Ellyson Ramos – Ascom Sejudh

0 comentários:

Postar um comentário