quinta-feira, 27 de outubro de 2011

II Conferência Estadual da Juventude Propõe Pacto pela Juventude Paraense

Iniciou na última segunda-feira, 24, coordenada pelo Pro-Paz Juventude, pela Coordenadoria de Proteção dos Direitos da Juventude (CPDJ) da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), e pelo Instituto de Artes do Pará (IAP), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, a II Conferência Estadual da Juventude.
O Coordenador de Proteção dos Direitos da Juventude, Raimundo Rodrigues, que deu inicio a fala dos representantes do poder público e da sociedade civil, ressaltou as dificuldades e os desafios do governo do estado. “é necessário estabelecer um pacto entre o governo e a sociedade civil” falou o coordenador explicitando e necessidade de uma união para um avanço em políticas públicas.
O primeiro dia da II Conferência Estadual da Juventude contou com aproximadamente 700 pessoas. No evento estavam presentes representantes da Comissão Organizadora Nacional da Juventude, Instituto Universidade Popular (Unipop), Pastoral da Juventude, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), União dos Negros pela Igualdade, Instituto João Ferreira, Movimento da Juventude Paraense, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), Juventude do Partido da Social Democracia, Juventude Popular Socialista, Associação Kido de Taekwondo, União da Juventude Socialista (UJS), Juventude do Partido Trabalhista Brasileiro, Juventude do Partido dos Trabalhadores, Juventude do Partido da República e Pastoral da Juventude(PJ).
“A conferência é um passo importantíssimo e não pode parar por aqui”, disse o delegado eleito da Pastoral da Juventude (PJ), Eraldo Paulino, que ressaltou a importância de conferências para a evolução em políticas públicas, e as vitórias alcançadas através da I conferência da juventude. Já para a Deputada Estadual Ana Cunha, a Conferência está muito bem representado pelo Secretário mais novo do Estado, o titular da Sejudh José Acreano Brasil Junior.
Durante a fala do Secretário Brasil Júnior, “o governo está no caminho certo, pois vê a juventude como um importante parceiro e colaborador, por isso mesmo já vem investindo em políticas públicas voltadas para esse segmento, a exemplo desta conferência”. Explicou o secretário que na ocasião estava representando o Governador do Estado Simão Jatene. Ainda em sua fala, Brasil expôs sua emoção de estar participando da conferência e disse que ações como as conferências, tanto estaduais como nacionais, são instrumentos adequados para discutir políticas públicas.
Na Abertura, Isabela Jatene, Coordenadora do comitê gestor do Pro-Paz, falou das dificuldades regionais e da importância da democracia e diversidades. “Hoje tivemos alguns exemplos de como a democracia é salutar. Para isso é preciso garantir respeito às diversidades”, disse Isabela.
Na ultima terça-feira, 25, foram eleitos 40 jovens de vários municípios que irão representar o Estado do Pará na Conferência Nacional, e será discutido também, um Plano Estadual da Juventude. O principal objetivo da conferência é estabelecer um “pacto pela juventude paraense” “para que haja um estado mais fraterno e sem pobreza” finalizou Brasil. Ascom sejudh

0 comentários:

Postar um comentário