terça-feira, 25 de outubro de 2011

Simplicidade é o diferencial do Twitter', diz designer do microblog

O grande diferencial do Twitter diante da grande quantidade de novos serviços sociais que estão surgindo é a simplicidade, segundo o designer Vitor Lourenço, 24, brasileiro que foi um dos primeiros 20 funcionários do Twitter e segue como designer na empresa. Lourenço falou com exclusividade ao G1 durante o Intercon 2011, que aconteceu no último sábado (22) em São Paulo.
'Em um mundo com produtos tão complexos, como o Facebook e o Google+, acreditamos que o nosso diferencial é a simplicidade', disse. 'A plataforma evoluiu muito. Hoje o Twitter é uma rede de informações e um meio de comunicação de mão dupla. Isso permite que o uso da ferramenta vá mudando aos poucos e, por isso, vamos evoluindo o produto', afirmou o designer, que, aos 18, fez parte do time que ajudou na concepção inicial do G1.

Lourenço foi o primeiro funcionário da área de design contratado pelo Twitter, ainda em 2008. 'Fui contratado para fazer o primeiro redesign do Twitter. Desde a fundação, o design era uma característica importante do microblog, mas foi a partir desse momento que começamos a prestar mais atenção nos conceitos da área', lembra. Segundo ele, a equipe de design do microblog hoje tem 20 profissionais da área e três pesquisadores, que conversam com os usuários.
A última grande mudança no desenho do Twitter foi feita em setembro de 2010, quando passou a ser possível ver imagens e vídeos por meio da própria plataforma do microblog. 'No último redesign, pudemos escalar a interface para novas funções, mas a gente procura sempre manter a simplicidade. Para nós, uma interface simples é uma interface poderosa', disse Lourenço.
Como um dos primeiros funcionários do Twitter, ele conta que muito mudou na rotina da empresa de 2008 pra cá. 'Éramos 20 funcionários e hoje temos mais de 800. Agora estamos levando a empresa para uma próxima etapa, onde ela está mais preparada para evoluir o produto e atender outras necessidades.'
Apesar disso, ele conta que existe um time dedicado a manter alguns dos valores iniciais da empresa. 'Queremos construir um negócio que dê lucro e nos deixe orgulhosos, queremos ter um impacto positivo no mundo e o usuário é a nossa principal preocupação', disse.
Nesse processo de crescimento, o Brasil é um dos principais mercados do microblog, diz Lourenço. 'O lançamento do Twittter em português [em junho de 2011] foi um dos nossos grandes marcos. A gente já observava o Brasil como um dos principais países em termos de usuários, mas lançar a versão em português era um dos pré-requisitos', diz.

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário