quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Filho admite que usava pensão para fins pessoais

Os irmãos Marco Antônio, de 49 anos, Luis Otávio, 55, e Antônio Jorge Faria Soares, 47, responderão em liberdade pelos crimes de exposição da saúde e integridade física e psíquica da mãe, Marialva Faria Soares, 89 anos, e apropriação e desvio de seus proventos, referentes à aposentadoria e uma pensão que ela recebia do falecido marido. Marialva foi resgatada ontem (28), por policiais da Delegacia do Idoso, em uma situação degradante, em sua própria residência, no bairro de São Braz.
Marco Antônio, prestou depoimento na tarde de hoje (29). Ele disse que administrava a pensão e a aposentadoria da mãe há nove anos e confessou que se apropriava de parte dos ganhos dela. Ele alegou que o dinheiro que repassava aos irmãos para cuidar da idosa era desviado para fins pessoais.
Ao ser indagado sobre a fratura na perna de dona Marivalda, Marco Antônio afirmou que a idosa ainda não havia sido encaminhada a um procedimento cirúrgico porque seu estado de saúde é muito debilitado, devido ao seu quadro diabético.
Ele garante ainda ter feito todo o possível para manter dona Marivalda em estado confortável, mas não conseguiu comprovar nenhum dos investimentos feitos em prol da mãe através de recibos.
Os crimes de que os filhos são acusados estão previstos nos artigos 99 e 102 da lei 10.741 do Estatuto do Idoso. As penalidades previstas vão de multa à reclusão.
Luis Otávio e Luis Antônio prestaram depoimento ontem (28). Após ouvir os três, a delegada Soranda Nascimento confirmou a caracterização dos dois crimes e afirmou que a idosa, segundo avaliação médica, está com a capacidade cognitiva reduzida e com princípio de Mal de Alzheimer, uma doença do cérebro, degenerativa, que produz atrofia progressiva e pode levar desde a perda das habilidades básicas de raciocínio até a dependência total de outras pessoas.
"Talvez ela nem tivesse noção do que estava sofrendo", afirmou a delegada. No dia do resgate, a mulher falava com dificuldade e chamava o tempo todo por um dos filhos.


(Shamara Fragoso/DOL)

0 comentários:

Postar um comentário