segunda-feira, 11 de junho de 2012

Papão atropela o Remo no clássico amistoso no Mangueirão


Festa bicolor no clássico Rei da Amazônia

Nem mesmo a tarde inspirada do 'Paredão' Adriano conseguiu proteger o Remo da segunda derrota em clássicos contra o Paysandu no ano. Aliás, neste domingo (10), o Bicola conseguiu manter a invencibilidade em 2012 - que ainda teve um empate entre as equipes - com uma goleada por 3 a 0, sobre o gramado do Mangueirão, em Belém.
Durante a semana, o técnico remista, Flávio Lopes, manteve uma postura contra a realização do clássico sob alegação de não ter uma equipe preparada. Nesta tarde, a afirmação do comandante azulino foi vista em campo, enquanto que, com mais tempo de trabalho e um elenco formado há mais tempo, o Paysandu foi para a partida de maneira superior, inclusive, com a possibilidade de ter ampliado a goleada.




1º tempo - Com o grandalhão Kiros como referência de ataque, o Paysandu tratou de mostrar como investiria ofensivamente logo aos quatro minutos, quando Yago Pikachu recebeu do camisa 10, Alex William, e cruzou para a chegada de Kiros, que aconteceria se não fosse a primeira boa defesa de Adriano.
Dois minutos depois, o Remo teve a que seria a sua melhor chance em toda a partida, quando o lateral Dida foi acionado na direita, foi até a linha de fundo e jogou na área, na cabeça de Reis, que desviou para a chegada de Fábio Oliveira. O camisa 9 azulino tentou fazer o gol de letra, mas a redonda saiu pela linha de fundo.
O Paysandu, então, passou a ter o domínio total do clássico e partiu para o confronto contra o goleiro remista. Kiros, por duas vezes, sendo uma com um chute de fora da área e outra em um cabeceio após mais um cruzamento de Yago Pikachu, tentou e foi parado. Já aos 22 minutos, foi a vez de Leandrinho sair da lateral esquerda, driblar dois marcadores, entrar na área e chutar cruzado para mais uma intervenção do camisa 1 do Leão. A bola ainda sobrou para Yago, que tentou aproveitar e foi travado pela zaga remista.
Aos 24, o Remo tentou sair para a resposta e conseguiu um escanteio que Thiago Costa cortou de cabeça e viu a bola cair no pé de Alew William, que lançou Thiago Potiguar em velocidade. O meia enxergou Yago sozinho pela direita e mandou a redonda para a revelação bicolor, que entrou na área e bateu na saída de Adriano, que defendeu mais uma para o Remo.
Com Ratinho e Reis apagados, o meio de campo remista era cada vez mais dominado e o técnico Flávio Lopes fez a primeira substituição das 12 que, por ser um amistoso, aconteceram no Mangueirão. Marcos Pinguim entrou no lugar de Jhonnatan, que saiu de campo contrariado e preferiu ir direto para o vestiário ao invés de ficar no banco de reservas.
O clima no Remo estava complicado dentro e fora de campo e quase piorou quando Alex William, aos 30, recebeu na meiúca e lançou o veloz Thiago Potiguar dentro da área remista. O camisa 11 dominou e tentou encobrir o goleiro Adriano, que, para variar, conseguiu se recuperar e espalmar para escanteio. Aos 42, Adriano voltou a ter Thiago Potiguar a sua frente sozinho dentro da área e... Salvou mais uma para o Leão!

Flávio Lopes no banco de reservas do Remo durante o clássico


2º tempo - Enquanto o Paysandu vinha para o gramado do Mangueirão com a mesma formação do primeiro tempo, o Remo apareceu com Thiago Cametá no lugar de Dida, na direita, e Jayme no posto de Marcelo Maciel, no ataque. Porém, aos três minutos, o primeiro ataque foi mais uma vez do Paysandu, com a descida de Yago Pikachu pela direita e o cruzamento que seria para Kiros e acabou interceptado por Adriano.


O Paysandu voltou com menos velocidade e acabou perdendo o camisa 9, Kiros, que saiu com uma dor no músculo adutor da coxa. Héliton entrou no ataque do Bicola, que deixou de apostar nas bolas aéreas para tentar o gol com jogadas pelo chão. A velocidade passou a ser o ponto forte de todo o ataque alviceleste, que, após outra boa jogada de Alex William, teve o lateral Yago aparecendo sozinho dentro da área. O camisa 2 driblou e foi derrubado. Pênalti para o Papão, que o Alex William cobrou com cavadinha para derrubar o Paredão azulino e marcar o primeiro do Bicola, aos 16.


Na sequência, Flávio Lopes fez duas substituições, com as entradas de Magnum e Joãozinho, nos lugares de Ratinho e Fábio Oliveira, respectivamente, mas quem foi ao ataque foi o Paysandu, com Thiago Potiguar. O meia recebeu em velocidade e lançou Yago Pikachu, que chutou forte para a defesa de Adriano.


O Remo tentava criar algumas jogadas com Paulinho e Reis pela esquerda, mas o domínio continuava sendo do Paysandu, que, com o habilidoso Alex William, subiu mais uma vez pelo meio e teve Thiago Potiguar recebendo lançamento em profundidade. Com rapidez, o camisa 11 dominou e deixou para Héliton, que, de dentro da área, só deu um toque em baixo da bola para encobrir o goleiro remista e fazer o segundo do Bicola.

Héliton logo após bater por cima do goleiro Adriano


O técnico Flávio Lopes tinha acabado de sentar no banco de reservas quando, dois minutos depois, o Remo saiu tocando a bola na defesa e viu Héliton se antecipar para recuperar a redonda e tocar para Leandrinho, que entrou sozinho para fazer o terceiro do Paysandu, no clássico.
Do banco de reservas, Flávio Lopes mandou o estreante zagueiro Santiago para o lugar de Juan Sosa e viu Ávalos, o outro zagueiro azulino em campo, se atrapalhar com a redonda nos pés e quase dar chance para Héliton roubar mais uma bola no setor de defesa dos azulinos. O camisa 3 conseguiu se recuperar no lance e mandou um chutão para longe.
Aos 41 minutos, aconteceu a única defesa do goleiro Paulo Rafael na partida. O jovem atacante azulino - que chegou a receber propostas do Fluminense (RJ) e do Grêmio (RS) -, Jayme, recebeu na frente da área e resolver chutar forte, no canto. O camisa 1 do Bicola espalmou para escanteio.
Aos 48, o árbitro Joelson Nazareno Cardoso apitou o final do clássico amistoso e decretou a vitória alviceleste no 712º Re x Pa da história do futebol paraense.
Fica agora a expectativa pela decisão da CBF acerca do início das Séries C e D do campeonato brasileiro. Em entrevista ao Portal ORM, o diretor de futebol do Paysandu e advogado, Alex Lima, contou que há uma sinalização da confederação para iniciar as competições no próximo final de semana (dias 16 e 17), apesar das brigas judiciais que seguem acontecendo envolvendo Rio Branco (AC), Treze (PB), Araguaína (TO), Brasil de Pelotas (RS) e Santo André (SP). Caso isto não aconteça, há a possibilidade de mais um Re x Pa no domingo (17).


Ficha do jogo (Remo 0 x 3 Paysandu)


Remo - Adriano; Dida (Thiago Cametá), Ávalos, Juan Sosa (Santiago) e Paulinho; André, Jhonnatan (Marcos Pinguim), Reis e Ratinho (Magnum); Marcelo Maciel (Jayme) e Fábio Oliveira (Joãozinho). Técnico: Flávio Lopes       
Paysandu - Paulo Rafael; Marcus Vinícius, Thiago Costa e Fábio Sanches; Yago Pikachu (Vânderson), Ricardo Capanema (Billy), Fabinho, Alex William (Harison) e Leandrinho (Pablo); Thiago Potiguar (Thiago Silva) e Kiros (Héliton). Técnico: Roberval Davino    
 
Gols: Alex William (16/2ºT), Héliton (24'/2ºT) e Leandrinho (26'/2ºT) para o Paysandu
Cartões amarelos: Ratinho (Remo); Paulo Rafael e Fabinho (Paysandu)

Local: Mangueirão (Belém)
Hora: 16h
Árbitro: Joelson Nazareno Cardoso
Assitentes: Lúcio Ipojucan R. da Silva Mattos e Luis Diego Lopes
Regra-Três: Joel Silva dos Santos
Público: 16.161 (12.161 pag. e 4.000 cred.)
Renda: R$ 107.565,00


Carlos Fellip (Portal ORM)
Fotos: Tarso Sarraf (O Liberal)

0 comentários:

Postar um comentário